Chocolate de origem é destaque de festival internacional em Ilhéus
Assim como um bom vinho, o sabor e o aroma do chocolate também expressam aspectos do solo, clima e geografia de sua região produtora. Por isso, a busca por frutos perfeitos e amêndoas selecionadas do cacau gourmet tem mobilizado produtores do chamado Chocolate de Origem, com identidade sulbaiana. É o caso da marca Cacau Amado, que será lançada oficialmente no 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Ilhéus.
A empresa vai comercializar chocolates concentrados em 56,6% e 70% de massa de cacau, nibs ou grué de cacau (amêndoa triturada) in natura, com ervas e doce, pão de chocolate com mel, e a cerveja artesanal de cacau. “Trabalhamos com o conceito de alimento funcional, por sua composição nutricional, potencialmente benéfico para a saúde e até para a redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes”, explica a empresária Greice Costa, que assina a marca.
O evento conta ainda com expositores de tecnologia de produção, palestras, debates e workshops com especialistas da área. O Sebrae é parceiro da iniciativa e marcará presença com um estande de atendimento ao público e realização de palestras com foco em inovação e internacionalização, Feira Criativa com moradores dos bairros Hernani Sá e Pontal, além de Clínicas Tecnológicas, que são oficinas com duração de três horas sobre design de embalagens, acesso a mercado e produção de chocolate.
Para fomentar os negócios da cacauicultura e dar maior visibilidade ao chocolate de origem, outras marcas regionais também vão expor seus produtos no festival, como a Mendoá, Chor, Modaka, Sagarana, AMMA, Chocolate Caseiro de Ilhéus, Costa Negro, Leão de Ouro, Maltez, Bahia Cacau, Chocolates Itacaré e Sabores do Cacau.
“O festival é a demonstração real do processo de verticalização da economia do cacau. As diversas marcas regionais de chocolate presentes nesta edição demonstram a importância de agregação de valor para ganhos substanciais dos produtores de cacau do Sul da Bahia”, destaca a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.
Toda programação do evento é gratuita e as inscrições para palestras e cursos serão feitas no local. Mais informações podem ser obtidas no site do festival de chocolate.
Programação - A agenda de palestras do 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus, inclui a presença de especialistas como a consultora francesa Chloé Doutre-Roussel, autoridade mundial em degustação de chocolates e autora do livro The Chocolate Connoisseur, o pesquisador norte americano Greg D' Alesandre, sócio da Dandelion Chocolate, a Embaixadora do Cacau e Chocolate da Venezuela, Maria Fernanda Di Giacobbe, e o chef confeiteiro Lucas Corazza, jurado do reality show Que Seja Doce, do canal GNT.
Além de visitar os estandes do festival para degustar e comprar produtos, o púbico também verá no Ateliê do Chocolate a construção de cenários e esculturas de chocolate. Já a Cozinha Show traz a oportunidade de aprender dicas gastronômicas com grandes chefs, e a minicozinha infantil ajudará as crianças a conhecer receitas fáceis à base de chocolate. Haverá ainda um concurso para escolha do melhor bolo confeitado.
“No ano passado recebemos cerca de 25 mil pessoas movimentando somente na feira, mais de meio milhão de reais em quatro dias. A expectativa é ultrapassar essa marca da sexta edição e promover os atrativos turísticos da cadeia produtiva, como passeios pelas fazendas produtoras de cacau”, detalha Marcos Lessa, idealizador do festival e presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil).
Os realizadores do festival são a MVU Promoções & Eventos, Instituto Biofábrica de Cacau, Atil, Associação dos Produtores de Cacau (APC) e Costa do Cacau Convention Bureau. Além do Sebrae, o evento tem patrocínio do Governo da Bahia, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Prefeitura de Itabuna e Governo do Pará.